EN222 Roteiro

Roteiro Estrada Nacional 222 | EN222 |

Road Trip pela estrada mais bonita do mundo

A EN222 liga Vila Nova de Gaia a Vila Nova de  Foz Coa e é considerada uma das mais belas estradas do Mundo. Subindo o Douro pela margem esquerda é uma viagem deliciosa. Passeamos em pleno Alto Douro Vinhateiro, considerado Património Mundial da UNESCO, percorremos troço entre Régua e o Pinhão são 27 quilómetros e 93 curvas de paisagens deslumbrantes.

Deliciem-se connosco! 

Em Gaia temos muitos locais de eleição. Sente-se um pouco a contemplar as vistas desta zona e veja como a música “Porto Sentido” de Rui Veloso faz sentido e encaixa perfeitamente nesta paisagem.

Se optar por passear na zona ribeirinha irá apreciar os famosos Barcos Rabelos no rio Douro não dispense as visitas às Caves do Vinho do Porto, a Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau tem ali também um edifício belíssimo, vale a entrada se comer o belo pastel acompanhado de um cálice de Vinho do Porto (na nossa opinião é um pouco caro), ficamos apenas pelo pastel. Se gosta de um belo passeio de barco aproveite, aqui não faltam companhias para o fazer.

Se tiver com tempo faça uma viagem de teleférico do Cais de Gaia até à Estação do Jardim do Morro, onde pode visitar o Mosteiro da Serra do Pilar, o percurso é de 600 metros aproximadamente. Se pretender tirar uns dias por Gaia aproveite para visitar as praias fantásticas mas não esqueça que está no norte, as águas são frescas. Na praia de Miramar pode apreciar a mítica Capela de Nosso Senhor da Pedra, lindíssima!

Também em Gaia pode aproveitar para visitar o Parque Biológico, o Zoo Santo Inácio, a Estação Litoral da Aguda, Reserva Natural Local do Estuário do Douro.

Começamos a percorrer a EN222 e não conseguimos seguir sem fotografar as belas paisagens que esta nos oferece.

A primeira eclusa que encontramos ao subir pela margem do rio Douro é a de Crestuma – Lever. Já a passou de barco??

Não resistimos às paisagens que vamos encontrando.

O nosso Douro é lindo e nós continuamos a percorrer a bela EN222.

Castelo de Paiva surpreende. São muitos os locais a conhecer marcados de histórias e tradições.

Em Castelo de Paiva encontra-se o Marmoiral da Boavista. A sua construção data do século XIII e faz parte dos monumentos da @rotadoromanico.

Cinfães é uma Vila bonita. No centro tem a Igreja Matriz de São João Baptista, o Pelourinho, um jardim bem agradável e claro o Museu Serpa Pinto em homenagem ao grande senhor da terra.

O Rio Bestança serpenteia o concelho de Cinfães antes de desaguar no Douro. É tão bom sermos surpreendidos por estas praias fluviais… aproveite e refresque-se.

A Ponte de Monteirô une o concelho de Baião aos de Cinfães e Resende. Desviando pouco da EN222 atravesse a ponte e visite a Casa Fundação de Eça de Queirós que fica a poucos quilómetros.

Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, também ele inserido na @rotadoromanico, vale o desvio da EN222. Segundo a sua história e lenda a sua fundação deve-se a Egas Moniz.

Resende um concelho cheio de história bem na rota da nossa EN222. Não dá para deixar de visitar e provar as famosas e deliciosas Cavacas de Resende.

Já passamos no Peso da Régua, a fazer a EN2 e voltamos aqui, agora na EN222. Situada nas margens do rio Douro tem um papel preponderante na produção e comercialização do nosso Vinho do Porto. As vinhas em socalcos parecem desenhos nas margens do rio. Paisagens belíssimas, visite!

Já estão rendidos a esta estrada?? O trajeto entre Régua e Pinhão é belíssimo.

No coração do Douro encontramos a Vila do Pinhão. Aqui podemos iniciar ou terminar a nossa visita pelo rio Douro, de barco ou no famoso comboio.

Seja qual for a altura do ano, suba até ao Miradouro de Casal de Loivos e deslumbre-se com a paisagem sobre o Douro Vinhateiro.

São João da Pesqueira é a Vila mais antiga de Portugal. Tem um vasto património histórico, ruas estreitas em pedra que nos levam a locais maravilhosos e claro um Vinho do Porto que merece a distinção.

Em Vila Nova de Foz Côa não deixe de visitar as gravuras e o Museu do Côa. Desça até à vila e vá até à pastelaria Terrinca deliciar-se um pouco.

O Castelo Melhor é um dos mais antigos em Portugal. Situado no topo de uma colina mostra-nos uma paisagem deslumbrante.

Em Almendra termina a nossa EN222, pequena freguesia mas muito bonita e de gentes simpáticas, não deixem de passar aqui!

 Assim terminamos esta aventura pela EN222. É considerada uma das estradas mais bonitas de Portugal e na nossa opinião uma distinção mais que merecida.

Voltamos para mais aventuras pelo nosso Portugal em breve