Costa Vicentina

Costa Vicentina

O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina abrange o litoral sudoeste de Portugal Continental, no sul do litoral alentejano do e no barlavento algarvio em redor do Cabo de São Vicente, com uma extensão de 110 km.

O clima é mediterrânico, mas com forte influência marítima.

Sines

Sines tem um areal imenso que vale a pena explorar, mas não esqueça o centro histórico.

Porto Covo

Ao entrar em Porto Covo é inevitável não cantarolar o clássico de Rui Veloso “Porto Covo”. Percam-se por estas praias fantásticas e não deixem de ir à Ilha do Pessegueiro .

Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes merece uma paragem para relaxar nas margens do rio Mira. Mas se preferir o mar é só andar um pouquinho. Campeã das 7 Maravilhas Praias de Portugal, aqui percebemos porquê, o mar e o rio encontram-se em plena harmonia, a areia é fina e dourada, e areal espaçoso.

Almograve

A beleza da praia de Almograve é arrebatadora. Praia grande de areia fina que convida qualquer um a deitar-se e aproveitar um bom dia de praia. Se fore mais aventureiro faça uma caminhada e conheça Porto da Lapa das Pombas, vai ver que não se vai arrepender.

Cabo Sardão

No Cabo Sardão existe um farol um tanto peculiar, uma vez que a sua construção está ao contrário, ou seja, a porta de entrada é virada para o mar, ao contrário do outros faróis. Construído na Ponta do Cavaleiro o cabo Sardão encontra-se entre o Cabo de Sines e o Cabo de São Vicente.

Zambujeira do Mar

Zambujeira do Mar é conhecida pelos seus festivais e pela sua praia fantástica, talvez uma das mais visitadas da Costa Vicentina. Perca-se pela pequena vila que é um encanto e deixe-se envolver pelos petiscos da região.

 

Odeceixe

Odeceixe é uma das praias vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Praia de Arribas. Assim que nos aproximamos descobrimos porquê. Fantástica. Esta praia alia o mar e o rio numa perfeita sintonia o que faz dela uma beleza extraordinária.

Sagres

Hoje em dia Sagres está no mapa do surf, kitesurf, windsurf, sendo um dos melhores locais da Europa para o desporto. Aliás, por toda a Costa Vicentina a prática destes desportos é comum, uma vez que reúne as condições ideais para a sua prática.

 

Em Sagres destacamos:

  • Praia do Martinhal

  • Praia da Mareta

  • Praia do Tonel